Ourique
Ourique, Capital do Porco Alentejano
Ourique é um concelho situado a sul do Alentejo (Baixo Alentejo), fazendo a transição entre a planície e a serra. As suas terras são ligeiramente onduladas, acentuando-se esta característica à medida que se aproximam as serranias do Algarve. Os solos são apropriados ao desenvolvimento do montado, das pastagens e da pecuária extensiva, e é nestes terrenos que o porco de raça alentejana encontra o seu habitat natural, o seu ecossistema por excelência.
Agregando duas freguesias e duas uniões de freguesias (Ourique, Santana da Serra, União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia, e a União de Freguesias de Panóias e Conceição), soma uma população residente de 5389 habitantes, de acordo com os resultados definitivos dos Censos 2011.
Desde sempre os montados, as varas, os porcos, os presuntos e os enchidos fizeram parte da vida das pessoas no concelho de Ourique, com um profundo enraizamento nos hábitos e costumes. Feiras seculares, como a de Garvão e Ourique, outrora locais de negócio, hoje de culto e tradição, ilustram o quão presente está a tradição.
E Ourique sempre promoveu a tradição. É neste concelho que a Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA) tem a sua sede e foi aqui que se estabeleceu uma profunda parceria entre a ACPA e a Câmara Municipal de Ourique (CMO), que tem apostado e dinamizado Ourique como Capital do Porco Alentejano. A estratégia seguida tem sido a de valorização do concelho de Ourique e das suas gentes, através do enaltecimento de um produto ancestral, com raízes profundas, que tem futuro e êxito garantidos.
Valorizar o porco alentejano, o mundo rural e a região têm sido apostas da autarquia e da ACPA, num trabalho constante de promoção e dinamização. Prova disso, são os eventos realizados em Ourique, como o VII Congresso Mundial do Presunto, em 2013 (evento realizado pela primeira vez fora de Espanha); o I Congresso Ibérico do Presunto, em 2008; ou a Feira do Porco Alentejano, que teve o seu início em 2007 e que todos os anos atrai milhares de visitantes a Ourique.