Mértola
O concelho de Mértola, afirmar-se como um local único na preservação do seu património histórico, cultural e natural, aliado às suas valências enquanto destino turístico. Na sua vasta extensão podemos encontrar histórias de um passado longínquo ou deliciarmo-nos com paisagens naturais paradisíacas.
Por todo o concelho abundam provas do povoamento precoce, retomando os primeiros vestígios há 5 mil anos atrás, altura do Neolítico. A Mértola chegaram Iberos, Fenícios, Gregos, Cartagineses, Romanos e Mouros numa ocupação que detinha como principal objetivo o controle das rotas comercias. Da cidade romana e islâmica além do próprio traço urbano, existem ainda vestígios monumentais e, sobretudo pequenas marcas da vida de todos os dias e das memórias de outros tempos.
O concelho destaca-se também pela proteção da natureza e da biodiversidade, uma preocupação cada vez mais emergente no que respeita ao desenvolvimento sustentável dos territórios. Ao longo dos anos, têm sido muitas as espécies protegidas que beneficiaram desta gestão equilibrada, sendo o lince ibérico, o peneireiro-das-torres, a águia-imperial-ibérica ou o saramugo alguns dos exemplos mais conhecidos.
A preservação do património aliada aos recursos naturais do território, como é o caso do Rio Guadiana, permitiram que Mértola se afirmasse também como um destino turístico, mas acima de tudo, um lugar onde apetece ficar.